About Ana Ligia

Ana Ligia Freire da Silva, natural de Joanópolis- SP, se dedica a pintura de paisagens ao ar livre, no local, em estilo impressionista.
Cursou Belas Artes na Escola de Desenho e Pintura Campinas, onde iniciou suas experiências artísticas. Posteriormente, envolveu-se mais profundamente com a arte contemporânea ao ingressar na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Porém o seu sonho maior sempre foi a paisagem e o impressionismo. Em 1988 conheceu o famoso e talentoso paisagista José Ferraz Pompeu (natural de Limeira-SP), carinhosamente conhecido - em Campinas onde residia - como Pompeuzinho. A partir dessa data, aluna e professor, percorreram Campinas e seus arredores, registrando em suas telas as mais bonitas paisagens.
Dentre tantos estilos da história da pintura Ana Ligia escolheu pintar o que mais gosta: paisagens feitas no local em estilo impressionista. Ela gosta da espontâneidade desse estilo, que elimina detalhes, simplifica o desenho, enfatiza a luz e se utiliza de cores claras. Ela considera emocionante pintar no local e acha que toda essa emoção é passada, de alguma forma, para as telas.

Occupation: Artista Plástica

Interests:

Meditação, leitura, arte em geral, natação, caminhadas ao ar livre, jardinagem, culinária, viagem e passeios, diálogo, etc.

Favorite music and artists:

Toquinho e Vinícius de Moraes São grandes nomes da Bossa Nova. Adoro também as músicas do Toquinho: "...se um pouquinho de tinta cai num pedacinho azul do papel, num instante imagino uma linda gaivota a voar no ceu"... Isso é lindo!


Caetano Veloso Adoro sua música "...é quando cruzo a Ipiranga e a Av. São Joãol"... Ele é demais, eu o acompanho desde o início de sua carreira artística, no tempo dos grandes festivais de música popular. Saudades.


Gonzaguinha Grande nome do MPB, adoro sua música: "O QUE É, O QUE É", é otimista: "...VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ...

Edson Beltrami Grande Concertista de Flauta Transversal e Maestro. Edson compõe peças para Orquestras Sinfônicas. O mais interessante é que ele é um compositor contemporâneo, vivendo e compondo peças lindas. Edson Beltrami é natural de Tatuí.

Hodson Nogueira Grande e talentoso Compositor Sinfônico e Arranjador. Suas composições são belíssimas, valorizadas com a cultura brasileira. Vale a pena conferir. Hodson é natural de Porangaba - SP. Também é importante ressaltar o seu lado pessoal, o seu carater firme e a sua bondade.

Peter Illitch Tchaikovsky Ele é outro gênio musical, sua música exerce muita atração e emociona. Gosto de sua "Sexta Sinfonia", a Patética (1893).

Wolfgang Amadeus Mozart Ele é um gigante musical, sem dúvida, gosto dele. Adoro a "Missa de Réquiem".

Franz Liszt Ele é romântico, escreveu música poética e criou "o poema sinfônico". As suas "Rapsódias Húngaras" são lindas e famosas. Eu gosto muito.

Edward Hagerup Grieg Gosto por ele expressar a música nativa da Noruega em suas composições: o espírito das músicas populares e folclóricas.

Johannes Brahms Sua música é linda!

Ludwig Van Beethoven Gosto de música erudita. Acho Beethoven genial, amo a sua nona sinfonia, etc.

Sempre gostei de música erudita, e tenho duas filhas moças violinistas. Com elas crescidas o meu contato com esse estilo musical aumentou muito e também passei a frequentar mais os concertos sinfônicos.

Favorite movies and actors:

CASAMENTO GREGO Esta comédia mostra um pouco da cultura grega e é muito engraçado. É um filme alegre e divertido.

SETE ANOS NO TIBET O alpinista famoso HEINRICH HARRER conhece a generosidade, difícil não? mas extremamente recompensadora. Lindo!

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS É uma comédia romântica bonita, lugares lindos!...A diretora fala do amor e dos relacionamentos afetivos, sempre atuais. Gostei.

O HOMEM ARANHA 2 Aventura infantil com fotografias e efeitos especiais bons. Mas, cá pra nós, coitado do homem aranha, exageraram com ele, heim!

WIMBLEDON O tênis chamou a minha atenção e o fato da instantaneidade dos títulos e glórias.

Gosto de filmes bons, com mensagens boas e construtivas, detesto violência. Também gosto de bons documentários. Citei só alguns filmes que me vieram à cabeça de imediato.

Favorite books and authors:

RENOIR É VOCÊ?
Autor: Elsie Dubugras/Luiz Antônio Gasparetto/Espíritos Diversos - ISBN: Edições FEESP
O livro demosntra a sobrevivência da alma após a morte do corpo físico. Também mostra os pintores trabalhando em obras mediúnicas, o que é fantástico! As obras são lindas e só são vendidas para ajudar Instituições de caridade. Esse livro foi um presente de um amigo e eu adorei!

O DESAFIO DAS LÍNGUAS
Autor: Claude Piron - ISBN: Pontes Editores (2002)
Trata-se de um fato atual, que é a comunicação linguística internacional face à pressão cultural anglo-saxônica.

VAN GOGH
Autor: Pierre Cabanne - ISBN: Editorial Verbo (1971)
A vida do artista é humanamente apresentada: o homem e sua criação. É um livro triste com história real de uma existência trágica. Também ganhei este livro, este foi presente do meu professor e amigo JOSÉ FERRAZ POMPEU.

HISTÓRIA UNIVERSAL DA ARTE
Autor: Hermann Leicht - ISBN: Edições Melhoramentos (1967) O livro aponta para as manifestações artísticas: pintura, arquitetura, cerâmica, arte têxtil, arte mecânica, etc., é completo. Eu amo ARTE.

Na verdade eu leio de tudo, estou sempre lendo algum livro, sem contar aqueles que leio porque um amigo me indicou, ou veio me trazer para eu ler também, porque ele gostou, etc.
Eu sou Rosacruz e Espírita e leio livros dessas áreas também e agora estou começando a ler livros em Esperanto, e estou gostando.