Exemplo vivo das antigas vilas e cidades aquáticas ou lacustres é Zhouzhuang, perto do distrito de Kunshan - SuZHOU, com interessantes construções.

O senhor Zhou no ano de 1068 doou a sua residência para construir um templo e mais tarde ampliou essa doação. As construções deste povoado são sensíveis e elegantes, encontrando-se muitas delas extraordinariamente bem conservadas apesar de pertencerem às dinastias Ming e Qing.

As ruas deste povoado são os canais, por isso tem numerosas pontes das quais destacamos dez. A vida no passado era quase toda feita através das barcaças e por isso as casas tinham as suas entradas viradas para o canal adjacente e por ele recebiam as visitas, os comerciantes, etc. Era uma vida aquática… Suzhou também assim era mas em maior escala, como nos noticiou um amigo já com idade avançada.

Passar um dia neste povoado é algo de inesquecível… Percorrer os seus canais num tradicional barco, ao som dos tradicionais cantares das barqueiras; provar a cozinha local nos pitorescos e pequenos restaurantes sobranceiros aos canais; apreciar os numerosos pintores que ali procuram inspiração no bucolismo dos seus recantos; visitar os variados ateliers de artesãos ali instalados na maioria das casas e fazer compras de peças únicas que acabamos de ver confeccionar, pintar ou esculpir…

No seu roteiro de visitas incluir a par com Suzhou a aldeia aquática de Zhouzhuang.

Ver álbum de fotos “Zhouzhuang – a vila aquática”