Na minha penúltima visita à China, em Março de 2007, como habitualmente  fiquei no Peace Hotel… A sua localização na Nanjing Road mesmo ao lado do Bund, com a maravilhosa marginal do Rio Huang Pu, só por si quase valia o preço pago! É certo que muitos outros hotéis, melhores e mais modernos, se podem encontrar na enorme metrópole que é Shanghai, mas o romantismo envolvente do Peace Hotel, com uma arquitectura de mansão do período renascentista e a sua decoração interior, atraiu-me desde a primeira estadia e a partir daí não mais deixei de o frequentar e de o mostrar a quantos comigo foram viajando até àquela cidade.

A selecção de fotos que com prazer vos apresento no álbum editado nesta data são por si só suficientemente elucidativas para aquilatar das razões do meu encantamento.

Construído em 1906  e nomeado de Palace Hotel foi desde logo o ponto escolhido para os grandes acontecimentos de Shanghai… Em 1909 acolheu a Conferência Internacional do Ópio, alojando nos seus 108 quartos as delegações da China, Inglaterra, Estados Unidos, França e muitos outros países. Em 1911 foi o local da grandiosa apoteose em volta de Sun Yat-Set, que recentemente havia sido empossado em Nanjing como 1º Presidente da República da China.

Considerado com o mais luxuoso de Shanghai foi durante as décadas de 30 e 40 alojamento de Reis e Presidentes de todo o Mundo de visita à cidade… A sua fama era tal que tiveram de construir um segundo edifício, um pouco mais moderno e maior, do outro lado da Nanjing Road, pois os quartos do velho edifício já não chegavam para as encomendas!  Ainda há pouco tempo nas paredes que ladeavam as elegantes escadarias de madeira se podiam admirar as fotos de variados estadistas e entre eles o do nosso então Presidente Mário Soares…

Páginas e páginas de história terá o Peace Hotel para contar…

Já aqui, em anterior artigo, me referi ao Peace Hotel como tendo sido o local onde Chang Kai Chek realizou a boda do seu casamento com Mai-Ling, uma das irmãs Soong…

Nesta última estadia estive mesmo até ao último dos seus dias destes seus mais de 100 anos de vida…

No dia 31 de Março de 2007 encerrou para obras e só voltará a reabrir as suas portas daqui a 3 ou 4 anos, o tempo que estimam para a sua total restauração… Garantiram-nos que iriam manter a mesma traça do edifício e interiores…

Ficamos na expectativa e desejosos de ter a possibilidade de o voltar a visitar nessa altura!