Rafael Tavares' articles

About...

Neste blog tenho como objectivo a divulgação científica de diversos campos da ciência e de cultura geral bem como a devida interpretação filosófica. Desta forma pretendo uma melhor compreensão das teorias e assuntos de carácter importante para uma melhor compreensão do Universo. Para isso, diversos temas são abordados de forma a contribuir para a supressão da mentalidade materialista e limitada pelo senso comum.
Rafael Tavares
Translate into English

Archives

  • Lógica de Dawkins

    - 5 years ago
    Richard Dawkins é um zoólogo inglês, ferveroso defensor da teoria da evolução, é considerado um dos mais influentes divulgadores de ciência dos últimos anos. Escreveu diversos livros famosos pela polémica que levantam ao nível da religião e aspectos relaionados (criacionismo, alma, etc). Dawkins é um defensor do ateísmo e do racionalismo, tendo, a meu ver ajudado um número considerável de pessoas a compreenderem a verdadeira Natureza das coisas, não em termos de determinadas crenças, mas como elas são realmente, isto é, em termos científicos.

  • Conceito de Ciência

    - May 13, 2013
    Em sentido amplo e generalizado, ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. É o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Da definição segue que um cientista é um elemento essencial à ciência. Ao definire…

  • Imperfeição na designação de perfeição...

    - April  8, 2013
    Se os outros se enganam, como é possível eu não me enganar? Descartes não é absoluto, não foi visto que já morreu. Tem de haver uma dúvida quanto à resolução de outras dúvidas, será que me enganei a descobrir a verdade absoluta? É uma possibilidade, e visto que o racionalismo tem por base valorizar a dúvida, é hipócrita pensar que todos cometem erros enganando os outros (induzem o erro) excepto o eu. O que gera um paradoxo e prova a expressão "só sei que nada sei" como válida. Se somos imp…

  • Poemas azuis1- relação de interacção/conhecimento

    - March 24, 2013
    Criança Desconhecida Criança desconhecida e suja brincando à minha porta, Não te pergunto se me trazes um recado dos símbolos. Acho-te graça por nunca te ter visto antes, E naturalmente se pudesses estar limpa eras outra criança, Nem aqui vinhas. Brinca na poeira, brinca! Aprecio a tua presença só com os olhos. Vale mais a pena ver uma cousa sempre pela primeira vez que conhecê-la, Porque conhecer é como nunca ter visto pela primeira vez, E nunca ter visto pela primeira vez é só…

  • A existência da verdade e a verdade da existência

    - February 13, 2013
    A verdade é um conceito com diversos significados de Natureza abstracta ou concreta que tem a peculiar proprieadade de ser uma das maiores e mais importnates fontes de reflexão do Homem. Desde que o Homem começou a pensar, em termos filsóficos, sempre procurou estabelecer, por assim dizer, um conjunto de regras, proposições, de como funcionam os variadíssimos aspectos da vida. Para isso, um determinado filósofo tentava encontrar um consenso em relação a uma determinada explicação para um certo f…

  • Pensar em nada, pensar em não pensar e ausência de pensamento

    - January  7, 2013
    O não pensar é um conceito naturalmente impossível para um ser humano, pelo menos enquanto está vivo. Pode haver vários níveis de pensamento, vários níveis de consciencialização do pensamento que se está a ter (isto é, se estamos concentrados no que estamos a pensar, se o fazemos sem dar por isso ou mesmo quando se está a dormir (sonhos))mas nunca uma verdadeira ausência daquilo a que convencionalmente se designa de pensamento. Pode-se querer não pensar em nada, pode-se concentrar em não pensar…

  • Célebres pensamentos4 - Stephen Hawking

    - December 28, 2012
    Stephen William Hawking, nasceu em Oxford a 8 de Janeiro de 1942, é um físico teórico e cosmólogo britânico, um dos mais consagrados cientistas da actualidade. Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica desde que nasceu, vindo a sua condição física a agravar-se ao longo dos anos, recentemente encontra-se quase que completamente paralisado. Hawking revolucionou a física com novos conceitos e novas formas de pensar que permitiram analisar os mistérios da ciência de maneira diferente, tal como Newton e Einstein outrora fizeram. As suas grandes descobertas passaram por desenvolvimentos e trabalhos sobre a teoria da relatividade e teoria quântica de Einstein que tiveram um profundo impacto a nível científico e inevitávelmente a nível filosófico. Hawking consegue demonstrar através dos seus estudos e dos estudos de outros físicos como o Universo se formou, se desnvolveu e como, provávelmente irá findar. E todo este processo é realizado pelo próprio Universo, isto é pelas leis da física, pelas forças do cosmos, sem necessidade de qualquer outro tipo de forças ou influências. Eis alguns dos melhores pensamentos de Stephen Hawking:

  • Célebres pensamentos3- Carl Sagan

    - November 18, 2012
    Carl Edward Sagan (1934-1996) foi um astrónomo, cosmólogo e um grande divulgador científico norte-americano. Ao longo da sua vida escreveu uma grande variedade de livros e séries, sendo autor de cosmos; contacto; etc. Defensor do cepticismo, Sagan terá certamente ampliado o gosto pela ciência em todo o mundo devido às suas excelentes séries televisivas de fácil compreensão para todos os tipos de público. Era uma das poucas pessoas capaz, sobretudo, de sentir a imensidão do cosmos como algo demasiado vasto para a nossa compreensão, e aprecia-lo por isso. Sagan chegava a fazer aquilo a que se pode chamar de poesia científica, mostrando a beleza do cosmos. São em grande número os factos astronómicos que ele descobriu, os conhecimentos que hoje se tem e se aprende facilmente na escola ou em qualquer livro, devido a Carl Sagan. Um verdadeiro marco para a evolução intelectual humana. Eis alguns dos seus melhores raciocínios:

  • Célebres pensamentos2- Friedrich Nietzsche

    - November 17, 2012
    Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um influente filósofo alemão, a meu ver, um dos melhores filósofos de sempre. Conhecido pelos seus desenvolvimentos sobre ética, epistomologia, ontologia e psicologia. Autor da famosa obra Assim Falou Zaratustra. Nietzche auto-intitula-se ateu, combatendo sempre as religiões, dando também pouca importânica à moral e respectivos valores. É também considerado um eloquente niilista, mostrando que a verdade é sempre subjectiva e que o Homem está apenas sujeito às suas acções afirmando portanto por palavras suas: "Deus está morto". Muitos paradoxos e contradições estão presentes nas reflexões de Nietzsche, mas é isso que o fez criar uma revolução no pensamento filosófico, talvez como um iluminsmo da filosofia. Passo a citar algumas das brilhantes frases de Nietzsche.

  • Célebres pensamentos1- Albert Einstein

    - November 16, 2012
    Albert Einstein (1879-1955) é considerado um dos mais memoráveis físicos de todos os tempos. Físico teórico alemão, recebeu o nóbel da Física em 1921 devido principalmente aos estudos sobre física quântica. Introduziu novos valores e pensamentos na sociedade tanto na área da filosofia, como da ciência, política e sociologia. A sua poderosa mente influênciou para sempre a forma de como vemos o Universo, que seguramente não seria o mesmo sem Einstein. Exponho de seguida, a meu ver, as melhores frases de Einstein sobre diversos temas, frases que são grandes fontes de reflexão, frases que podem ser parte de uma filosofia de vida, enfim, frases geniais que merecem ser lidas.

  • Continuação 2.0 do debate sobre crenças e parte espiritual

    - October 31, 2012 - 3 comments
    Raquel, expões bem a situação mas admito que não percebi a parte de "uma afirmação que sem Deus nada existe"; depois, segundo a religião, Deus é castigador, pelo menos em grande parte das mesmas, ao longo do tempo sempre torturar quem duvida-se de sí e embora hoje não seja tanto assim, mas continua-se a transmitir pelos teólogos e mentores da religião um certo sentimento de culpa e sobretudo "pecado" por quem duvide dos mandamentos de determinada religião. Aliás, o ateísmo pode ser aplicado a qu…

  • Necessidade da existência de algo a que normalmente se chama Deus

    - October 28, 2012
    Vamos por partes: 1º, "será que Deus existe?", eu pergunto, porque precisamos que Deus exista? Porque precisamos de um hipotético ser que castiga e recompensa conforme a sua vontade o objecto de sua criação? Para além de um bom sistema de controlo através do medo (religião) não vejo qualquer utilidade. Mas admito que se possa argumentar que não há provas quer para um sentido quer para outro, mas eu pergunto, porque precisamos que Deus exista? Repare-se que, não há provas concretas que neguem a e…

  • Reflexão 1.3_poesia da Física

    - October 25, 2012
    Não será a magnificiênica suprema aquela encontrada na forma como as leis Universais determinam tudo o que acontece? Acho que não precisamos de pensar em abstracto para se demonstrar a beleza de determinado conceito, parece-me que o próprio abstracto deriva do concreto assim como a ilusão deriva da realidade. Repare-se que: todos nós somos feitos de particulas, nada mais há no nosso corpo do que átomos organisados que formam aquilo a que se chama entidades. E todos os elementos do nosso corpo sã…

  • Reflexão 1.2_O porquê da existência

    - October 25, 2012
    Haverão conceitos ou essênicas de carácter superior ao daqueles implícitos na ciência? Parece-me que a ciência cria-se a ela própria, a física establece-se e rege-se a si mesma. Porquê? Porque desde o início dos tempos que se criou as condições para que assim fosse, isto é, a existência de uma quantidade específica de matéria que deu origem a uma respectiva quantidade de energia fizeram com que ficasse definido e determinado todo este Universo que conhecemos(e que não conhecemos). E se tivessem…

  • reflexão espaço-tempo

    - October 13, 2012
    Se eventualmente um extraterrestre que esteja a 65 milhões de anos luz da terra apontasse para esta um telescópio (extremamente avançado) observaria... dinossauros?

  • A dinâmica da verdade (TD Fil)

    - October 11, 2012
    Sendo uma determinada verdade, mutável através do tempo, assim será também pois o tipo de sujeito que a adquire. Mas deverá a verdade de outrora ser hoje considerada errada? Tal como a verdade, não serão também outros conceitos compreendidos e avaliados segundo a nossa interpretação dos mesmos? Assim sendo, a verdade de hoje pode não ser a mesma de ontem da mesma forma e pelo motivo de que as interpretações de hoje podem não ser as de ontem. Desta forma a filosofia é actualmente algo diferente…

  • Reflexões1.1_Espaço e infinito

    - October  8, 2012
    O Universo existe desde sempre? Sabe-se que a matéria no Universo é finita e que se conserva. Se o universo for infinito no tempo, então só pode significar - seguindo as regras da lógica - que tudo o que já aconteceu connosco se vai repetir infinitas vezes. Eu vou escrever esta mensagem infinitas vezes! Isto porque algo finito num tempo infinito repete-se infinitas vezes... Então, o conceito de finito/infinito é relativo na medida em que está dependente do referencial tempo ou ainda, se tiver…

  • Reflexões 1.0_coincidência

    - October  8, 2012
    Não é coincidência uma coincidência ser coincidência (resulta de diversos factores desconhecidos), será que quando não é coincidência, é coincidência assim ter sido?(neste caso conhecemos os factores, mas será o facto de os conhecermos uma coincidência? Se sim leva-nos á primeira oração desta frase, logo o conceito de coincidência parece-me ser um paradoxo de ambas as formas).