Decorreu hoje no Auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Doutoramento Honoris Causa, do Presidente da Assembleia Geral da LASE, Prof. Dr. MANUEL FERREIRA PARTÍCIO (50/51)
O Cortejo académico deu entrada no auditório da Faculdade de Desporto, pelas 17H07, ao som de Gaudeamus Igitur (Cântico Académico), executado pelo Quinteto de Metais de Gaia.
A Mestre-de-Cerimónias, Professora Doutora Paula Maria Leite Queirós, deu início à cerimónia, convidando o Grupo de Metais a executar Herr Jesu Chrisr, du hochstes Gut, de J.S. Bach e Allegro from Concerto Grosso Op. 3 Nr. 9. de A.Vivaldi.
Em seguida o Professor Doutor Jorge Olímpio Bento, Diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, proferiu o elogio do Doutorando Manuel Ferreira Patrício, destacando o seu empenho durante a sua vida em prol da educação.
O Professor Doutor Adriano José Alves Moreira, Padrinho , apresentou ao Reitor o pedido de atribuição do grau ao doutorando, justificado pelo trabalho em prol da Educação desenvolvido pelo Prof. Dr. Manuel Ferreira Patrício.
Em seguida o Reitor pronunciou as palavras de imposição do grau.
A Mestre-de Cerimónias lê os textos do registo dos doutoramentos no Livro de Registo dos Doutoramentos Honoris Causa pela Universidade do Porto. Seguidamente, o Reitor, o novo Doutor, o Padrinho e o Diretor assinaram o Livro de Registo.
A estudante, Marianna Albertina Ottati Cardoso, portadora das insígnias doutorais, aproximou-se do Reitor, que impôs o escapulário ao novo Doutor. O diretor colocou o anel, símbolo da colegialidade e Irmandade com os restantes Doutores, entregou o Livro, símbolo da sabedoria, e o Diploma.
O novo Doutor fez a vénia aos Doutores das Faculdades e tomou lugar junto dos seus pares.
A Mestre-de-Cerimónias convidou o Auinteto de Metais de Gaia a executar Early Days, de Richard Roblee e Quintettino Nr. 2, de Frigyes Hidas.
O Doutor Honoris Causa pronunciou o discurso de agradecimento.
O Cortejo de saída foi realizado ao som de Gaudeamus Igitur.
Segui-se o momento de cumprimentos ao novo Doutor, na companhia do Reitor, do Diretor e do Padrinho.
Apresentaram cumprimentos os lasistas presentes, Alberto Cardoso Soares de Melo (41/42), Albino Joaquim Pereira (53/54) , que apresentou os cumprimentos de António Fernando Marques (50/51) e de António Joaquim da Costa Braga (52/53) António Ribeiro Cristovão (50/51) José Augusto de Pinho Neno (45/46) e José Cerqueira Fernandes (50/51)