O meu estilo literário por devoção é, sem dúvida, o chamado Romance-histórico. Logo a seguir vem a Fantasia pura e dura.

Por obrigação profissional, leio e estudo himalaias de livros técnicos! Pelo meio vem a história, a poesia e a filosofia. Que fazer? Ninguém é perfeito!

Se a novela histórica tem uma base séria, de extenuante pesquisa cientifíca, o meu prazer é enorme. Se, além disso, se estender por 5 ou 6 sequelas, ah aí a minha alegria é quase infantil!

Isto vem tudo para vos informar que saiu há 2 semanas o 6º volume de uma saga que tenho vindo a acompanhar sequiosamente! No dia oficial de publicação lá estava eu, feito adolescente, na livraria adquirindo o mais esperado!!

O autor é a Jean Auel, a saga chama-se Os Filhos da Terra e os livros que integram a aventura da Ayla (criança Cro-Magnon cuja vida se cruzou com as últimas tribos Neanderthal) desde os 5 anos até mulher.

Para verem os limites da minha paranóia, já visitei toda a região de Lascaux, em França, onde se passa o 5º livro da série!

O livros da saga são, então, os seguintes (os títulos estão no idioma em que os li):

1. The Clan of the Cave Bear, 1980
2. The Valley of Horses, 1982
3. The Mammoth Hunters, 1985
4. The Plains of Passage, 1990
5. Les Refuges de Pierre, 2002
6. A Mãe Terra, 2011 (em PT a tradução saiu em Março 2013)