Primeiro vem aquele interesse por captar tudo e de qualquer jeito, de forma automática, mecânica sem saber de nenhuma técnica, porém, imaginando fotos maravilhosas, tipo aquela que vemos em revista! É até possível, quando se esta em um dia ensolarado, perto do objetivo, mas, na primeira variação de luz ou velocidade... clikrrrr tremeu, desfocou, desenquadrou, etc...
Depois de alguma frustração, vem aquela intensão de melhorar, é quando você vasculha a internet em busca de informações! Ou faz um cursinho daqueles simples e bem superficiais, pois, um bom curso de fotografia custa caro. É ai que começa a trajetória...
O que vou descrever aqui faz parte minha experiência, salvo algumas poucas linhas que talvez tome emprestadas, de autores bons (citarei a fonte), descorrerei o caminho que trilhei para começar a gatinhar na área de fotografia! Mas, vou escrevendo aos poucos porque... haja história... Minha experiência esta apenas começando, mas, já tem alguns resultados que para mim, são satisfatórios. Compartilhar toda essa mirabolante busca de perfeção, não vai fazer ninguém virar ícone de fotografia, mas, creio que vai ajudar muito aqueles que como eu estão começando, com uma vantagem, terão um norte, um planejamento para elaborar bem seus estudos e experiências, economizando muitos contratenpos, como eu!
O INICIO:
Quando comecei, metralhava click´s até do espirro da minha filha. Comprei uma pequena câmera digital (P-93 da Sony) para registrar tudo que pudesse da minha filhotinha! Era tanto flasch que quase apanhei da minha esposa! Mas diante de algumas fotos lindas (+/- 1 de cada 100), fiquei meio que maravilhado com a tecnologia! Via tudo que fotografava e apagava as fotos pavorosas!
Resolvi então começar a querer melhorar, então, lá fui eu pra internet!!! Que bom, antigamente não existia isso, e quem queria se aperfeiçoar, tinha que gastar uma grana preta com filmes e revelações!
Buscando encontrar artigos sobre o assunto, naveguei (e continuo navegando), pelas definições de fotografia. Achei algumas informações a mais e continuei buscando tudo que achava de novo para ler e conhecer. Você vai precisar ser um pouco de auto-didata e muito persistente para desenvolver essa arte! Se não se dispor a isso, nem começe porque vai se frustrar! A não ser que além do don, já tenha experiências de berço e gosta muito da arte, cresceu em contato com todas as facetas do mundo fotográfico, ai você esta na vantagem!
Hoje posso definir com clareza algumas coisas:
DICA 1: Não tenha pressa, você nunca vai absorver muitas informações ao mesmo tempo, ainda mais tendo que experimenta-las usando o equipamento, prova-las sob as várias formas de condições, edições, cortes, cores, etc. (quando necessário).
Muitas das informações que colhi, só começei a entender agora, depois de mais de três anos de aprendizado.
DICA 2: Não se desespere com seu equipamento, mesmo limitado ele é o mais indicado pra você, assim que consegir domina-lo completamente, sentirá necessidade de troca-lo, diante disso, planeje a compra, escolha bem (selecione suas preferências e necessidades), pesquise, e só troque depois que tiver segurança!
Eu por ex. só comprei uma Canon S3is, depois que a praia engoliu a minha pequena P93 com água salgada! Agora, tô namorando a um ano uma Canon EOS 40D, porque a grana não dá pra uma Nikon D700! (Haa, continuo namorando!!).
DICA 3: Providencie um bom espaço virtual para gravar tudo que encontra de informação. Você pode separar um espaço no HD do seu computador; Comprar um HD externo e deixá-lo só para informações e foto (é o ideal, fiz isso e é muito prático e seguro). ORGANIZE PASTAS segundo suas funções classificando-as de forma fácil pra você acha-las quando precisar, ex.: Equipamentos&Acessórios, Artigos técnicos, Experiências, Links, Cursos, Lojas, Etc. Tentei até imprimir alguns mas o volume de papel começou a incomodar, então concluo que o melhor mesmo é o arquivamento digital.
DICA 4: Nunca esqueça de registrar a fonte da informação, nem o link ou endereço de internet, eventualmente você precisará consultá-lo, mas, não confie só nos provedores ou mundo cibernético, grave tudo, arquivando segundo seus tópicos! Já aconteceu comigo de guardar o link de um artigo muito bom, depois ele sumiu, o provedor ou o site simplesmente desapareceu. Pode ser que apaguem o conteúdo, ai fica perdido.
DICA 5: Procure cursos básicos pra começar e com disciplina, faça-os. Na internet você encontra alguns bem básicos. Existem sites que também ensinam com tópicos, como se fossem um curso, se puder compre o CD-ROM do curso de fotografia da National Geografic, só quem vende é a abril. Quando puder faça um curso regular de fotografia, se prepare, normalmente cursos bons custam caro! Se não tiver Escolas em sua cidade procure saber quando, profissionais competentes e efetivamente consolidados e considerados no mercado de fotografia abrirão cursos, normalmente esses profissionais ministram cursos de fotografia. Nunca comece com cursos avançados, mesmo que vc já saiba algo, é muito desgradável atrazar programas, além de atropelar seu desenvolvimento, você não aproveitará bem o curso e isso fatalmente será um retrocesso no aprendizado (termos técnicos são fluentes nos cursos e se você não detiver um mínimo de conhecimento, não vai entender o objetivo do exercício, resultando em frustação.
DICA 6: Leia tudo que puder sobre fotografia e afins: Em primeiro lugar o manual de sua câmera, se você não a domina, fazendo isso com certeza, estará familiarizando-se e internalizando naturalmente conceitos iniciais de fotografia. Livros de artes, fotografias, revistas especializadas em fotografia e artes, artigos de profissionais (existem páginas na internet de profissionais que descrevem suas experiências), fóruns, etc.
Infelismente a maioria do que se tem de informação é em inglês, mas, se você não domina o inglês, procure o pouco que ainda existe ofertado a nivel nacional, tem muita gente boa aqui!
Dica 7: Pratique e analise os resultados, repita várias vezes os mesmos exercícios práticos, discuta com os amigos, peça opiniões, as criticas são nossas aliadas no aprendizado, com as repetições contínuas reveja os resultados, você vai perceber a melhora visível, e seus amigos também.
DICA 8: Pesquise e faça experiências, Todo aprefeiçoamento depende disso, teoria é muito bom, mas, sem a prática se torna inútil! Procure experimentar todas as técnicas que aprende, principalmente descritas no manual de sua própria câmera, depois as demais vão sendo agregadas a sua bagagem.
DICA 9: Cadastre-se em sites de foruns e artigos afins: discutir, perguntar, questionar, enfim aprender com diversos níveis de conhecimento na área é extremamente edificante. nos foruns você aprende muito, ganha sugestões práticas e eficientes, maduras e proveitosas para seu desenvolvimento. Nos Sites diversos sobre comentários e artigos técnicos, revistas virtuais, etc., você fica conhecendo técnicas, programas, equipamentos, e muito mais informações que vão ajudar muito, principalmente quando associadas a prática. Aqui no ipernity mesmo você pode encontrar grupos e discutir sobre fotografia, participando ativamente e sempre em contato com os mais experientes, pedindo sugestões, etc. (quando for possível, deixo alguns link´s no final do artigo).
DICA 10: Procure ao seu redor as pessoas envolvidas com fotografia, dentre as que você conhece, faça novas amizades com todos que também apreciam fotografia. Participe de encontros e maratonas fotográficas. Procure uma associação de fotografia de cunho amador ou profissional que aceite a participação de amadores em sua cidade.

NOTA: Na medida do possível estarei postando dicas, tópicos, artigos e afins. Sempre promovendo um aperfeiçoamento, sinta-se a vontade para colaborar através de sugestões e comentários, o ganho é de todos.