Parque Estadual Serra da Cantareira – Núcleo Engordador – 28/Abril/2013

Localização: Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 – São Paulo – SP – CEP: 02368-000

Contato: +55 11 2995-3254 ou ped.engordador@fflorestal.sp.gov.br

Horário de funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados das 08h00min às 17h00min. Restrições de trilhas em dias chuvosos. Trilha da cachoeira até às 15h30min.

Onde comer: Leve lanche, pois existe um ótimo lugar para piquenique.

Valores:
- R$ 9,00 por pessoa;
- R$ 6,00 por carro:
Obs.: Estudantes pagam meia entrada.

Histórico:
O Núcleo Engordador era uma fazenda destinada a "engorda" do gado de postagem. Nele é possível conhecer o antigo sistema de abastecimento de água da cidade de São Paulo, a "Casa da Bomba", de origem inglesa e alemã, além da beleza de suas cachoeiras.

Trilhas / Relato:
Ao chegar ao parque, fizemos uma visita da Casa da Bomba, onde guarda grandes histórias do sistema de abastecimento de água de São Paulo. A partir daí, fizemos a trilha da cachoeira, de aproximadamente 3 km percorridos em 01h30min. É classificada como nível médio, mas é bem tranquila mesmo. Dá para tomar um ótimo banho de cachoeira.
Existe outra pequena trilha bem fácil, a do Macuco, de aproximadamente 600 metros.
Para os amantes de bicicleta, também possui uma trilha de “Montain Bike”, de aproximadamente 4 km. É proibida a prática de trekking nesta trilha.
Não deixe de dar uma olhada no Centro de Visitação pois tem várias espécies de animais empalhados e é bem interessante para crianças.

Fotos
http://www.ipernity.com/doc/familiacommochila/album/314239


Links sugeridos:
www.recanta.org.br/nucleo_engordador_cantareira.html


Folheto do parque: