Maria Carmem Pinheiro Ribeiro's articles

  • O toque

    - 5 years ago
    " O toque tem efeitos positivos no crescimento, na respiração, nas ondas cerebrais, na frequência cardíaca e até no sistema imunológico, ajudando no combate a doenças".

  • Fisioterapia Respiratória

    - September 21, 2013
    A fisioterapia respiratória tem como principal objetivo, manter a permeabilidade das vias aéreas, prevenindo complicações, melhorando a função ventilatória, por meio de técnicas fisioterápicas como: drenagem postural, percussão ou tapotagem, vibrocompressão, aspiração, reequilíbrio tóraco-abdominal e o uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

  • O DNA

    - August 26, 2013
    " O DNA é a principal molécula da vida; sua forma molecular permite um número infinito de variações estruturais, refletido nas variações da informação hereditária que ele transmite."

  • Teoria da programação motora

    - July 25, 2013
    É um conjunto de neurôneos que ao serem ativados, deflagram de forma rítimica, mantendo um comportamento rítimico. Eles podem ser ativados tanto pelo próprio sistema nervoso, como por estímulo externo.

  • Marcha

    - July 25, 2013
    Um ponto crucial da marcha é o paciente estar estabilizado na pelve. O contato no chão deve ser feito com o calcanhar e o passo deve ser linear.

  • Importância da avaliação funcional

    - July 21, 2013 - 1 comment
    A solução de um problema é o processo de juntar e estudar informações para desenvolver hipóteses para o desempenho funcional e o estabelecimento de objetivos para a intervenção terapêutica. As insuficiências de controle de movimentos, as deficiências secundárias e os padrões de movimentos compensatórios ou atípicos, devem ser identificados, para tronco, braços e pernas em relação com a limitação funcional de cada paciente.

  • O papel do alongamento

    - July 21, 2013 - 2 comments
    - Facilitação global do movimento - diminuição do risco de desequilíbrio corporal - atenuação dos efeitos da contração muscular - facilitação global do movimento - relaxamento e bem estar - prevenção de lesões

  • Benefícios da Fisioterapia Aquática em idosos

    - July 21, 2013
    A tríade propriocepção, sistema vestibular e sistema visual deve ser considerada como ponto central de um programa de prevenção de quedas em pacientes idosos. O medo de cair leva à imobilidade, piora da circulação e trombose, causando pneumonias, osteoporose e piora do condicionamento físico. Com isso, o idoso com medo de cair, sente-se mais livre e confortavel no meio aquático. Estímulos vestibulares ajudam a melhorar o equilíbrio pela estimulação dos músculos antigravitacionais loc…

  • Benefícios do exercício resistido

    - July 21, 2013 - 1 comment
    Os exercícios de resistência melhoram a força musculoesquelética, visando a melhora das atividades do dia a dia. 1- Melhora a força muscular 2- Aumenta a massa óssea 3- Melhora a resistência cardiovascular 4- Melhora a auto-imagem 5- Melhora a massa corporal magra 6- Melhora o equilíbrio 7- Reduz o risco de quedas

  • Poesia

    - January 23, 2013
    A poesia nasce da necessidade de preservarmos algo que é importante para nós.

  • Paisagem

    - January 16, 2013
    Sob meus pés, a calçada de concreto parece macia... Ao redor, grandes árvores me abraçam com seus galhos fortes! Aromas sutís vizitam meu olfato; Sol e chuva se alternam neste dia lindo! Por alguns instantes faço parte desta paisagem... nada mais que alguns instantes; Afinal, estou numa rua de Ipanema!

  • Distância

    - January 16, 2013
    Distância é tempo, espaço, comportamento. É confiança que se fragmenta; é elo que se parte!

  • Nós

    - January 16, 2013
    Somos dois, ou somos um? Muitas vezes, contrariando uma lei básica da Física, sinto que ocupamos o mesmo lugar no espaço! Passado, presente, e futuro, perdem-se no eterno momento de ser e estar. Absorvo seus pensamentos, seus gestos, seus modos; e mesmo nas divergências e nas diferênças; nada me surpreende! É como se apenas estivesse entrando em contato com algo que já existia dentro de mim; afinal; somos dois ou somos um? Que importa!

  • Silêncio

    - January 16, 2013
    Silêncio que fala, que grita, que cala. Silêncio que chora, que ri e implora. Silêncio que pensa, que age e reage. Silêncio que entende; que se dôa e perdôa; silêncio que é nada; Você é silêncio!