A importância das primeiras impressões:

Primeiras impressões

Vivemos numa sociedade em que a imagem dita as regras e demorarmos apenas alguns segundos para formar uma impressão acerca de alguém.

De imediato concluímos se ela merece a nossa atenção, tempo e respeito. Tudo gira à volta da imagem que vendemos. O sexo, a educação, a idade e até o peso são algumas das nossas permanentes avaliações.



Assim, é importante termos a consciência de que as primeiras impressões são relevantes no trabalho. O nosso futuro e aquilo que construímos podem estar dependentes da imagem que transmitimos. Maximizar o nosso impacto pessoal no trabalho é uma boa aposta.



É muito importante transmitir um nível de confiança para o interlocutor antes de falar com ele. Para melhorar a sua actividade, é essencial cuidar bem da sua embalagem. A maioria faz avaliações sobre o nível de confiança que você merece essencialmente com base na sua embalagem visual.



Somos uma sociedade visual. Em menos de cinco segundos fazemos pelo menos 10 avaliações visuais, enquanto realizamos uma avaliação verbal.



Em permanente avaliação estão as nossas atitudes. As expressões do rosto, de triste, de alegre ou indiferente são sempre observadas pelos outros.

Outras das questões relevantes está no respeito. Isto é, devemos cumprimentar os que ocupam um lugar mais baixo que o nosso, lembramos os seus nomes? Tratamos todos com simpatia? A resposta não pode ser outra: claro que sim. Esta atitude vai mostrar que é uma pessoa bastante sociável, cortês e, sobretudo, muito bem educada.


Regras importantes para que os outros tenham de si primeiras impressões positivas:

Pontualidade;

Diplomacia;

Simpático;

Ético;

Colaborador;

Esteja preparado para causar boas impressões nos outros. As primeiras impressões, apesar de muitas vezes se dissiparem, são muito importantes e marcam a sua pessoa. Pode ter a certeza de que constantemente é alvo de observação e avaliação.



Artigo retirado do Expresso Emprego, 2008