Maria Percheiro's articles


Castelo de Almourol - Prédio Militar n.º 6. Nem mais, nem menos. Por muito estranho que possa parecer, é esta a denominaçã… - November  3, 2013


Os Canaviais - November  2, 2013


O cavalo e o incapacitado - Esta terapia que utiliza o cavalo como ferramenta promove ganhos motores e psicológicos. o duas… - November  2, 2013


See all articles...

Authorizations, license

Visible by: Everyone (public).
All rights reserved
82 visits

Os Canaviais



A cana-de-açúcar é, talvez, o único produto de origem agrícola destinado à alimentação que ao longo dos séculos foi alvo de disputas e conquistas, mobilizando homens e nações. A planta que dá origem ao produto encontrou lugar ideal no Brasil. Durante o Império, o país dependeu basicamente do cultivo da cana e da exportação do açúcar. Calcula-se que naquele período da história, a exportação do açúcar rendeu ao Brasil cinco vezes mais que as divisas proporcionadas por todos os outros produtos agrícolas destinados ao mercado externo.

ANTIGUIDADE - Foi na Nova Guiné que o homem teve o primeiro contato com a cana-de-açúcar. De lá, a planta foi para a Índia. No "Atharvaveda", o livro dos Vedas, há um trecho curioso: "Esta planta brotou do mel; com mel a arrancamos; nasceu a doçura.....Eu te enlaço com uma grinalda de cana-de-açúcar, para que me não sejas esquiva, para que te enamores de mim, para que não me sejas infiel". A palavra "açúcar" é derivado de "shakkar" ou açúcar em snscrito, antiga língua da Índia.

DESCOBERTA DO OCIDENTE - Desconhecida no Ocidente, a cana-de-açúcar foi observada por alguns generais de Alexandre, o Grande, em 327 a.C e mais tarde, no século XI, durante as Cruzadas. Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha. Credita-se aos egípcios o desenvolvimento do processo de clarificação do caldo da cana e um açúcar de alta qualidade para a época.



A cana-de-açúcar é uma planta de tronco fino e comprido com folhas também compridas e verdes. Seu tronco é macio e possui alta concentração de açúcar.

Quantas vezes eu e meus irmaos pequenos adoravamos chupar a cana de açucar na casa Grande de meu pai... Bons tempos, espero gostem do tema e bom resto de sabado.



Sao Percheiro

Comments