Maria Percheiro's articles


A lampada - 1809 - Químico inglês Humphry Davy inventa a primeira lâmpada elétrica. Sua lâmpada de arco, liga os… - September 24, 2013



Alma solitaria - Alma solitária Buscando no escuro da noite Alguém com quem falar De ouvir, de chamar, ..… - September 20, 2013


See all articles...

Authorizations, license

Visible by: Everyone (public).
All rights reserved
82 visits

O camelo


Ordem: Artiodáctilos | Nome da família: Camelidae

Do gênero Camelus, o camelo (Camelus bactrianus) é uma espécie que ainda é encontrada em vida livre com população estimada de 1.000 indivíduos. É o maior animal capaz de viver em um habitat tão hostil como o deserto.

Vive nos desertos do norte da África e Arábia. Habitam áreas semidesérticas localizadas entre Mongólia e China, como Deserto de Gobi, parte da Mongólia entre outros países da Ásia. Recentemente, foi introduzido na Austrália e América.

Estes animais possuem a peculiaridade de terem sido uma das primeiras espécies a serem domesticadas, quase ocasionando sua extinção. Domesticado há mais de 3.000 anos é bastante utilizado como meio de transporte. Atualmente existem mais indivíduos desta espécie em cativeiro do que em vida livre.

O camelo é um animal de grande força e difícil manejo. Pode carregar até 270 kg e percorrer grandes distâncias em um só dia. Dele também se aproveita sua lã e seu leite.

Para sua defesa utiliza-se dos membros posteriores dando chutes circulares e para trás e com os membros anteriores podem dar coices. Com sua poderosa mandíbula mordem quando se sentem acuados. Nesta situação também cospem saliva ou produto regurgitado do primeiro estômago possuindo uma mira sobre seus oponentes.





Comments