O nosso grupo de trabalho abordará o tema “Investigação científica e os interesses económico-políticos”.

Procurando responder à questão, começamos por definir o que é ciência, falamos sobre a evolução da ciência e do conhecimento científico ao longo da história e de que forma a investigação científica é influenciada e influencia os interesses económicos e políticos.

Aqui fica um resumo do trabalho:
A Ciência é o conhecimento ou o conjunto de conhecimentos que abarca verdades gerais obtidas e testadas através do método científico.
O valor da ciência tem variado bastante ao longo da história. Ora vejamos.
Até ao séc. XVI a ciência era uma actividade essencialmente contemplativa. Não tinha como objectivo a manipulação ou transformação da natureza para fins específicos, mas tratava-se de uma forma desinteressada de procurar o saber.
Já no século XIX, é marcada por uma corrente filosófica, o positivismo que defende que o único conhecimento genuíno é o da ciência e o baseado em observações de factos.
No século XX assistiu-se a uma progressiva crise das conceções deterministas herdadas do período anterior. O conhecimento científico deixa de ser visto como absoluto. A investigação científica deixa de ser encarada como neutra, acima do poder politico ou dos interesses económicos.
A investigação científica é um processo de inquérito sistemático que visa fornecer informação para a resolução de um problema ou resposta a questões complexas.
Um investimento na investigação poderá ser um contributo fundamental para a economia e a qualidade de vida, através da dinamização da criação de emprego, de uma crescente competitividade das empresas, do aumento da eficiência da administração pública e do desenvolvimento da cultura.
Se por um lado a investigação científica favorece o desenvolvimento, o contrário também verdadeiro, pois o saber dos cientistas não pode, por si só, ser produzido, mas está também ele dependente de um orçamento que lhe permita ter meios para a sua feitura, ou seja depende ele próprio da política e da economia de um país.

André Luís/ João Lopes/ Pedro Valido
11ºC