Ultra~sonografia - 25 de julho de 2005





Guitarras e guitarras

A guitarra elétrica, quase centenária, é a vedete de várias formações musicais veio pra ficar e já foi reinventada um cem número de vezes, algumas destas apropriações e reinvenções estarão em revista nesta edição. Stanley Jordan e sua técnica singular, Mike Stern e Bireli Lagrene e a fluidez jazzística, o experimentalismo voltado ao acervo erudito com The J.S. Bach Experience, a vez da velha e boa guitarra acústica com Acoustic Rescue, Tem mais. The JB Pickers e o som do eletric funk, Howard Hart homenageia Frank Zappa, o próprio Zappa também está presente e cá pelos brazucas Robertinho do Recife.
Primeiro Bloco - Duração aproximada: 17 minutos
Segundo Bloco - Duração aproximada: 19 minutos Terceiro Bloco - Duração aproximada: 24 minutos Roteiro do programa de 25 de julho de 2005

TEC-Vinheta de abertura

LOC- Ultra-sonografia é uma proposta que se estabelece no tempo e este é tempo de economizar palavras e ser prolífero em sons , hoje, o som de guitarras acústicas no início ....

TEC- CD\ apanhei-te MP3\rock blues\BOHEMIAN_RHAPSODY.mp3 4:30"

Tec-fundo depois BG

LOC—Rede USP de Rádio aqui , Rádio USP, 93,7 mhz e ouvimos os canadenses que formam o duo Acoustic Rescue, numa versão pra lá de inesperada de Bohemian Rapsody do Queen, um grupo que fez furor nos anos oitenta, nossa ultra-sonografia prossegue investigando ainda mais os sons from Internet, e se fomos acusticamente na abertura, bem, agora um pouco do som “urbis, et orbis”, urbano e elétrico...

TEC\CD\ apanhei-te MP3\Rock Blues\howard hart\For F.Z. - remaster.mp3 6:14”

Tec-fundo depois BG

LOC- Ultra-sonografia, aqui em São Carlos e em Sampa, pelos 93.7 da rádio Universidade de São Paulo, ouvimos Howard Hart, uma guitarra afiada e interessantíssima cortesia do site www.howardhart.com e através do registro For F.Z..mp3 , não sei pra você, mas o FZ do título, é Frank Zappa e aí não precisa muito comentários ..... "Se todo instrumento fosse perfeito, nenhum precisaria de afinação" FZ. Ah! ... e bom lembrar que viver é afinar o instrumento, dentro pra fora e de fora pra dentro e prosseguindo vamos homenagear o próprio tio Frank, dez anos após seu falecimento, com Black Page.

TEC\CD\ apanhei-te MP3\Rock Blues\ Frank Zappa - The Black Page.mp3 5:15”

Tec-fundo depois BG

LOC- No Ultra-sonografia de hoje estamos roçando levemente o universo das guitarras e guitarristas e pra terminar um brazuca que anda desaparecido mas que gostava da sua magrela e ninguém está falando de bike, certo.

TEC\ CD\ Brilhantes Robertinho do Recife\ FX 9 \ Papo de guitarrista 2:55”

Tec-fundo depois BG

LOC—Ouvimos Robertinho do Recife no registro Papo de guitarrista, do CD Brilhantes Edição especial da Sony Music- Columbia, com este registro já cumprimos a primeira parte do nosso exame de hoje , vamos ao primeiro intervalo e já voltamos

TEC-vinheta estamos apresentando

SEGUNDA BATERIA

TEC – voltamos a apresentar

Tec-fundo depois BG

LOC- Aqui no Ultra-sonografia de hoje estamos investigando as sonoridades oriundas da guitarra elétrica, mas sem necessariamente nos reportar aos medalhões, calma que eles terão seu espaço, porém hoje vamos trabalhar no registro dos desconhecidos e/ou esquecidos. Os guitarristas mais celebrados do jazz costumam ser americanos ou Ingleses, mas vamos conferir o porque com Bireli Lagrene e ao ao vivo se desbanca esta escrita.

CD\ Bireli Lagrene –Live in Marciac\ Fx 8- Blues Walk 5:47”

Tec-fundo depois BG

LOC - Ultra-sonografia aqui pela rede de rádio USP, e com e-mail anote e interaja conosco ultrasonografia@hotmail.com , Ouvimos o guitarrista francês Bireli Lagrène ao vivo no Marciac em 1994, dele mesmo Blues Walk , pois é uma boa surpresa o Francês e a surpresa pode prosseguir, visite o site http://www.lagrene.com/ e maravilhe-se com um garoto prodígio e seu jazz .

TEC- vinheta de passagem (efeito)

LOC- Com esta última performance vamos investir e investigar um nome que para muitos é o maior guitarrista elétrico da história do rock, através da regravação de um outro excelente musicista, mas advindo do jazz, Mike Stern toca Jimi Hendrix.

TEC\ CD\ maior\jazz\ mike stern - Who knows.mp3 3:04”

Tec-fundo depois BG

LOC- Ultrasonografia reverenciou a memória de Jimi Hendrix através de Mike Stern com o registro Who Knows, Pra terminarmos nosso segundo terço uma gratíssima Surpresa o The J.S. Bach Experience, californiano na origem mas que verte, inverte e se diverte com nada mais mais nada menos que com o “ Iohan “.

TEC\CD\apanhei-te MP3\ Instrumental & Classic\ J.Bach Experience\ Trio Sonata No. 6 for Organ-Al 3:03”

TEC\CD\apanhei-te MP3\ Instrumental & Classic\ J.Bach Experience\ Toccata in D Minor 3:00"

LOC- Aqui no Ultra-sonografia num oferecimento do site www.mp3.com ouvimos Adam Keeney-- Guitarra Elétrica, Kevin Kmetz-- Guitarra Elétrica, Daren Burns—Baixo elétrico e Theo Mordey—set de bateria e percussão que formam o J.Bach Experience em Trio Sonata No. 6 e Toccata in D Minor. Vamos para o nosso intervalo e já voltamos para o diagnóstico final.

TEC-vinheta estamos apresentando

TERCEIRA BATERIA

TEC – voltamos a apresentar

Tec-fundo depois BG

LOC— Ultrasonografia hoje examinando registros onde o som da guitarra elétrica, predomina e constantemente, costura a tessitura sonora bem poucos registros ficaram em nossa memória como este ficou, tanto o tema e como o filme onde ele ocorre.

TEC\CD\ Vanishing Point\Fx10\ JB. Pickers - Freedom of Expression 6:39”

LOC - Ultra-sonografia resgatou da Trilha Sonora do Filme Vanishing Point, Freedon Of Expression com os picadores de James Brown ou JB Picker’s que até hoje faz a trilha de programa de TV e já que o assunto é trilha, um guitarrista que é mais conhecido pelas suas trilhas para o cinema,ou produtor de projetos como o Buena-vista e que é um excelente bluesman Ele atende pelo nome de é Ry Cooder.

TEC\ CD\ maior\ rockblues\ Ry Cooder - Slide Guitar Blues Solo.MP3 4:14”

Tec-fundo depois BG

LOC - No último registro da terceira parte , o Ultra-sonografia vai saudar mais um grande guitarrista elétrico que se foi, assim como Frank Zappa, Jimi Hendrix e o que falar de Steve Ray Vaughan grande menestrel elétrico do blues reverenciado por Stanley Jordan através do registro Rivera Paradise.

TEC\ CD\ Show MP3\ jazz\ Stanley Jordan Riviera Paradise 6:21”

TEC\CD\ fundo

LOC- Ultrasonografia , a música por instrumento repercutiu Stanley Jordan1 em Riviera Paradise, nosso tempo esgotou. mas antes agradeço os trabalhos técnicos de Sebastião Marciano e credito a pesquisa, roteiro, produção e apresentação a mim mesmo, Wagner de Paula. Semana que vem está marcado o retorno, te aguardo com mais música por instrumento revelados pelo ultra-sonografia.

TEC Vinheta de encerramento.

Produção





em 2005/6

Wagner de Paula é formado em Filosofia pelo FFLCH-USP e ex-aluno da EAD-ECA USP. Animador Cultural e Diretor de Teatro trabalha atualmente com Informática na Educação e como Otimizador de Sistemas Autônomo. Também é produtor do programa Tambor, A musicalidade Negra no Tempo e espaço para a Rede USP de Rádio.

Os programas estão na íntegra afinal, adianto as escusas pela pronúncia, eu reconheço, se meu inglês não é dos melhores, o meu italiano, o russo, o alemão, o sueco e etc... são bem piores....