Edmo Rodrigues Lutterbach nascido no município de Cantagalo (RJ), em 12 de outubro de 1931, data em que foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Procurador de Justiça, aposentado.

Esperantista.

Cursos de Extensão (Escola Superior de Guerra).

Poeta premiado. Possui trabalhos publicados em antologias poéticas, jornais e revistas literárias.

Autor dos livros: “A Vida Universitária de Geraldo Bezerra de Menezes”, “Presença de uma geração”, “Geraldo Bezerra de Menezes, Homem de Fé e Apóstolo Leigo”, “Niteroienses Ilustres do Século XIX”, “A Eternidade de Euclides da Cunha”, “Alberto de Oliveira, o Príncipe dos Poetas”. Publicou vários opúsculos. No prelo “Minha terra e meus amores” (poesias).

Conferencista. Entre outras instituições literárias, integra: Academia Fluminense de Letras (presidente); Academia Niteroiense de Letras, Academia Carioca de Letras, Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, Academia Brasileira de Literatura, Academia Luso-Brasileira de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, PEN Clube do Brasil, Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (que presidiu em três períodos), Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

É verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa.

12/Outubro/1931 - 27/Setembro/2011